quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Mascagni: cavaleria rusticana,"tu qui santuzza".

JOSE CARRERAS-AGNES BALTSA
06:53

A Baltsa fica para sempre perdoada daquele bocadinho de falta de dicção, que já me desgostou nela.

A Gata Borralheira de Rossini

La Cenerentola, Cinderella, A Gata Borralheira

La Cenerentola. Cinderela ou A Gata Borralheira. Uma pequena jóia da bibliofilia musical portuguesa. Primeira edição bilingue, em Português e Italiano, do libretto escrito por Jacobo Ferreti para a ópera de Giocchino Rossini (1792-1868). Estreada em Roma em 1817, a ópera foi apresentada em Lisboa, no Real Teatro de S. Carlos, em 1819. Em Londres apenas se apresentaria no ano seguinte, em Viena em 1822 e em Nova Iorque em 1826.

O Real Teatro de S. Carlos havia sido inaugurado a 30 de Junho de 1793 (consultar http://www.saocarlos.pt/default.aspx), para suprir o desaparecimento da Ópera do Tejo, criada em 1755 e destruída nesse mesmo ano durante o terramoto de 1 de Novembro.

Em Lisboa, João Maria Decapitani desempenhou o papel de D. Ramiro, Natal Veglia o de Dandini, Fabricio Piacentini o de D. Magnifico, Theresa Zappucci o de Clorinda, Josefa Franconi o de Tisbes, Judith Favini o de Angelina (La Cenerentola) e Angelo Ferri o de Alidoro. O maestro foi José António Gomes Pinzetti, sendo poeta do teatro Filippe Hilbrath. O pintor do Real Teatro de S. Carlos, João Riccardi, elaborou a decoração da primeira cena.


esta parte do postal, vem de aqui

_________________________________________________




Érato- óleo sobre carvalho, de Simon Vouet

Érato- óleo sobre carvalho, de Simon Vouet
ENLACES DOS AMADOS DE ÉRATO