terça-feira, 10 de julho de 2007

Desta vez ''o Verão ''de Vivaldi, completo - Julia Fischer

Ainda estamos no princípio do Verão, certo?

Vivaldi 'Concerto No.2 in G Minor' (Summer)
10:36
Julia Fischer, violin. Academy of St. Martin in the Fields
Music by Antonio Vivaldi (1678-1741)


e já agora um excerto de 01:03.
Julia Fischer - Summer from Four Seasons
Excerpt from Vivaldi's The Four Seasons performed by Julia Fischer and The Academy of St. Martin in the Fields.

E um video mauzinho, mas o ballet ''As 4 Estações'' é bem dançado, por Greta Hodkinson e R.H.:
The Four Seasons 2
02:28
James Kuldelka's "Summer" from Vivaldi's Four Seasons, National Ballet of Canada, Rex Harrington, Sonia Rodruigez or Greta Hodgkinson






sábado, 7 de julho de 2007

Música: 7ªde Beethoven em Sábado de Setes

Bem, e a propósito da sétima de Beethoven, que entendi ''postar'' (?) para celebrar este dia, vou fazer uma concessão que poderá agradar aos que ''gostam da música clássica'', mas só ''quando estão tristes'', por exemplo, ou ''quando chove'', ou quando estão sérios, eu sei lá.
Aliás, não tem mal nenhum: não estou obviamente a postar para eruditos da música, que sabem mil vezes mais do que eu; e seria uma honra levar os meus muitos visitantes d'A Ilha dos Amores, que frequentemente lá buscam outra música, a uma viajem em que descobrissem os incríveis prazeres e felicidade da música eruditamente chamada erudita. Em inglês ainda é simplesmente clássica.

Mas de volta à tal concessão, às vezes talvez necessária. É o seguinte:
Sacris Solemnis - L i b e r a
04:03 From: 4boytrebles
Extracts from "Immortal Beloved" about the life of Beethoven. The sequence is where he is running away from his father who is trying to beat him.
Os Libera boys choir , num arranjo vocal, cantando o Sacris Solemni-Libera. É um arranjo vocal sobre o segundo movimento da sétima sinfonia:

Beethoven, Symphony No 7, II - Karajan, Berliner Phil
08:14 The Berliner Philharmoniker plays Beethoven´s 2nd movement of Symphony no 7.
Herbert von Karajan
E para quem goste de ouvir a diferença:

Da Arte de Fazer Amor, Areté - ou a 7ª de Beethoven por Karajan

7 do 7 de 2007 (o esoterismo invadiu o mundo dos comerciantes e publicitários... Ainda vamos ter tudo isso explorado como teatro de fantoches... Criando-nos grandes raivas... enfim)
Então a 7ª. Do Ludwig van Beethoven, direcção (direção) de Herbert von Karajan.

O título, temporário, refere-se a Um texto enorme ............................................................. por escrever. Não há tempo.


Herbert Von Karajan conducts - Beethoven Symphony No. 7 in A Major, Op. 92

From: magic5227
Time: 33:30

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Suites Alentejanas nº1 e nº 2 de Luís de Freitas Branco

A postagem destas imagens, e das Suites, (animação feita por de jprmp), é dedicada a agradecer ao Paulo e Mário.
Se bem que eu preferiria que houvesse menos imagens, passando lentamente, o segundo video especialmente apresenta muitas ''7 maravilhas'', vale a pena ver em grande...

Quanto à música, o som é mau... e imagino o que um grande maestro e orquestra poderão fazer dela!...
Do primeiro video, podem ''clicar'' para passar directamente ao segundo, ou escolher directamente o segundo.

"Finale" (Fandango), 3º e último andamento da Suite Alentejana Nº 1 de Luís de Freitas Branco, numa interpretação da Orquestra Sinfónica do Estado Húngaro, sob a regência do maestro Gyula Németh.
Imagens: Paisagem Alentejana

Suite Alentejana Nº 2 (Final) de Luís de Freitas Branco
07:32
Neste
vídeo podemos escutar o "Final - Allegro non tropo", 3º e último andamento da Suite Alentejana Nº 2 de Luís de Freitas Branco, numa interpretação da Orquestra Filarmónica de Budapeste, sob a regência do maestro András Kórodi.

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Estreia da Sagração da Primavera, 1913, Paris

"The complex music and violent dance steps depicting fertility rites first drew catcalls and whistles from the crowd, and there were loud arguments in the audience between supporters and opponents of the work. These were soon followed by shouts and fistfights in the aisles. The unrest in the audience eventually degenerated into a riot. The Paris police arrived by intermission, but they restored only limited order. Chaos reigned for the remainder of the performance, and Stravinsky himself was so upset on account of its reception that he fled the theater in mid-scene, reportedly crying.[2]. Fellow composer Camille Saint-Saëns famously stormed out of the première, allegedly infuriated over the misuse of the bassoon in the ballet's opening bars.
Stravinsky ran backstage, where Diaghilev was turning the lights on and off in an attempt to try to calm the audience. Nijinsky stood on a chair, leaned out (far enough that Stravinsky had to grab his coat-tail), and shouted numbers to the dancers, who couldn't hear the orchestra (this was challenging because Russian numbers are polysyllabic above ten, such as eighteen: vosemnadsat).[4]
Although Nijinsky and Stravinsky were despondent, Diaghilev (a Russian art critic as well as the ballet's impresario) commented that the scandal was "just what I wanted". The music and choreography were considered barbaric and sexual and are also often noted as being the primary factors for the cause of the riot, but many political and social tensions surrounding the premiere contributed to the backlash as well. Even though Nijinsky's original choreography was lost, the work is now a standard of dance troupes around the world and has been choreographed by Pina Bausch and Sir Kenneth MacMillan."


((Aquilo que começa talvez como dubiosa caricatura - ''oh, how stupid are-were those french!'' (of course)...- e como um ballet algo grotesco (unicamente) devido às roupas dos bailarinos, ou ao facto de se estar, justamente, a filmar de perto, uma coreografia cujo próprio tema é focar a tribo que (só) existe no seu conjunto, no seu ritual, e por causa da sua tradição...Termina numa das mais comoventes expressões da força terrível do grupo social sobre a mulher-rapariga sacrificada, do seu sofrimento lacinante, do seu grito pugente, e do seu destino irreversível. (Continua (rá)...))


From: najinski
THIS THE FIRST HALF OF ACT 1 The premiere of Le Sacre du printemps on May 29, 1913, at the Théatre des Champs-Elysées in Paris.

Le Sacre du Printemps - Pierre Boulez -

s
From: armavideo

Estudos. 0p7 - Stravinsky

From: jre58591

Érato- óleo sobre carvalho, de Simon Vouet

Érato- óleo sobre carvalho, de Simon Vouet
ENLACES DOS AMADOS DE ÉRATO